Protocolos de segurança

Princípios básicos de proteção

Para orientarmos alunos, pais, responsáveis e professores preparamos uma cartilha com orientações para que os alunos frequentem as aulas de apoio pedagógico com toda segurança.

O objetivo, ao partilhar essas informações, é tranquilizar a todos em relação ao que virá ao final da quarentena. Insistimos que a prioridade será a segurança sanitária de todos os envolvidos no processo (famílias, alunos, professores, funcionários), sempre alinhada às diretrizes das autoridades sanitárias e governamentais e associada a um planejamento pedagógico que dê continuidade ao processo de aprendizagem de nossos alunos.

Monitoramento

Ao chegar ao colégio o aluno terá sua temperatura aferida; caso a temperatura esteja acima de 37,5 °C, será orientado a voltar para casa e sua família informada imediatamente.

O Colégio não permitirá a permanência de pessoas sintomáticas para COVID-19 no seu espaço.

O Colégio reservará uma área para isolar pessoas que vierem a apresentar algum sintoma ao longo do período em que estiverem no colégio, estas deverão aguardar o responsável.

Sugerimos aos pais ou responsáveis que afiram a temperatura de seus dependentes antes de irem ao colégio e ao retornarem da mesma.

Será restringida a entrada de pessoas que não compõem o quadro de funcionários do Colégio.

O acesso à cantina será exclusivo para alunos e funcionários.

Uso de máscara

uso de máscara

O uso de máscara é obrigatório para alunos, professores e demais funcionários durante todo o período em que estiverem nas dependências interna e externa do colégio.

Todos os funcionários estarão equipados com os EPIs necessários para cada tipo de atividade.

Os alunos deverão trazer suas próprias máscaras com reserva suficiente para troca de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Sugerimos que a troca seja feita ao menos três vezes.

O colégio não se responsabilizará pelo extravio/perda de objetos particulares, incluindo as máscaras.

Distanciamento

O colégio manterá a política de distanciamento que é de 1,5m entre as pessoas, em todos os ambientes.

Os horários de entrada e saída, bem como os intervalos serão reorganizados a fim de que se possa evitar aglomeração.

Será proibida a circulação, no interior da unidade, de pessoas que não sejam alunos, professores e funcionários.

Sanitização de ambientes

Sanitização

O colégio passará por um processo geral de higienização e desinfecção antes de receber os alunos. Durante as trocas de turno os espaços e as carteiras serão higienizados.

Tapete sanitizante e Totem com álcool em gel serão disponibilizados na entrada do colégio para que os alunos higienizem as mãos e os calçados.

Haverá dispositivos de álcool em gel nas salas de aulas e demais ambientes.

Corrimãos, mesas de refeitório e grades serão periodicamente higienizados.

Os ambientes estarão bem ventilados com janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras.

Ações de higiene

Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. O aluno poderá portar seu próprio recipiente com álcool em gel.

Não será permitida a utilização dos bebedouros sem o uso do copo. É aconselhável que os alunos tragam seus próprios copos ou garrafinhas d’água.

Os professores e demais funcionários deverão usar máscaras.

O aluno deverá organizar seu material escolar corretamente, para que não haja necessidade de solicitar empréstimo de outro aluno e/ou do professor.

Não compartilhar nenhum objeto com os colegas: material escolar, celular, alimento, garrafas, copos, brinquedos e máscaras.

Não abraçar e dar as mãos. Podemos ser afetuosos com nossa conduta, palavras e olhar.

Não toque em seus olhos, nariz ou boca com as mãos, se não estiverem bem limpas. E, se tocar lave as mãos em seguida.

É aconselhável que os alunos cubram o nariz e a boca com a parte interna do braço dobrado ou lenço ao tossir e/ou espirrar.

Alunos que fazem parte do grupo de risco devem ficar em casa e realizar as atividades remotamente; caso seja necessário a família deve apresentar o atestado médico.

Cartazes explicando a maneira correta de higienizar as mãos afixados em todos os banheiros.

Orientações para os alunos que frequentarão as aulas de apoio pedagógico

Orientação

Na entrada e na saída, os pais deverão entregar e retirar seus filhos com 2 (dois) metros de distância da entrada do colégio a fim de evitar aglomerações.

Os pais deverão informar à direção do colégio, de modo imediato se o filho estiver com sintomas da COVID-19.

Qualquer alteração na saúde da criança e/ou adolescente deverá ser comunicado à direção do colégio, devendo o(a) aluno(a) permanecer em casa.

Seguir todos os protocolos de higiene e segurança que estamos reencaminhando às famílias.

Vir uniformizado e com máscara.

Traga seu material completo, pois para segurança dos estudantes, não será permitido o empréstimo de material. Trazer sua própria garrafa de água e lanche.

A cantina e o restaurante também estarão funcionando normalmente (com horário diferenciado), caso o estudante prefira utilizar esse serviço.

Senhores pais e responsáveis, contamos com seu apoio para incentivar a participação de seu(s) filho(s).

Lavando as mãos corretamente

Lavando as mãos corretamente.png